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PIC (Iniciação Científica)

Os alunos do curso de Administração podem concorrer em projetos de Programa Iniciação Científica - PIC, o qual é promovido pela UEM, sem a concessão de bolsas.

 

A UEM/PPG possui 765 projetos de pesquisa institucionais, cadastrados e em andamento, e 395 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos Pesquisa do CNPq. A iniciação científica e tecnológica também é valorizada e apoiada pela instituição, que possui as seguintes quantidades de projetos/alunos (ver mais em http://www.ppg.uem.br/index.php/pesquisa ):

 

    515 alunos bolsistas do programa PIBIC-CNPq-FA-UEM (269 com bolsas do CNPq, 168 da Fundação Araucária e 78 bolsas da UEM);

    24 alunos bolsistas IC-Balcão/CNPq

    79 alunos bolsistas PIBITI/CNPq-UEM (53 CNPq, 18 FA e 08 UEM);

    300 projetos de iniciação científica no programa PIC, sem bolsa, envolvendo 368 alunos

    43 alunos bolsistas PIBIC - Ensino Médio;

    10 alunos bolsistas IC – Júnior;

    10 alunos bolsistas - PIBIC - Ações Afirmativas CNPq;

    23 alunos bolsistas – PIBIC- Inclusão Social – Fundação Araucária/UEM.

 


 

Um dos objetivos do PIC é estimular a pesquisa nas áreas de Administração da Produção, Administração Financeira, Gestão de Pessoas, Administração de Marketing, Administração de Tecnologias e Sistemas de Informação, Estudos Organizacionais, Ensino e Pesquisa em Administração, Administração da Inovação, Estratégia, Administração Pública, Gestão Ambiental, Administração Pública, e outras, visando à formação geral do acadêmico participante, conduzida pela reflexão e criatividade. Ver informações em http://www.ppg.uem.br/index.php/pesquisa/iniciacao-cientifica/pic-uem

 

Vale salientar que a cada ano, dentre 7 a 25 projetos de PIC são aprovados pelos docentes do Departamento de Administração (DAD). Essa aprovação envolve um supervisor/a e um aluno/a. Alguns exemplos de projetos de PIBIC desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Administração (DAD) que estão listados adiante.

 

Alguns exemplos de projetos de PIC são

  • A análise da discricionariedade na execução do curso de pós-graduação em Gestão Pública modalidade EaD na Universidade Estadual de Maringá
  • A atuação dos integrantes da Geração Z nas organizações: perspectivas dos acadêmicos do curso de Administração da UEM
  • A importância da Micro-finanças para a Inclusão Financeira no Brasil: suas barreiras e desafios.
  • Aspectos macro institucionais entre o fornecedor de embalagens e o produtor no sistema agroindustrial do leite no Paraná
  • Cooperativas de Crédito e sua atuação em prol da inclusão financeira: comparação de casos
  • Educação Financeira versus endividamento: um estudo sobre o perfil dos alunos dos cursos de Administração e de Economia da Universidade Estadual de Maringá
  • Estudo dos artefatos de mediação utilizados no programa today at apple para aprendizagem de usuários em lojas físicas de varejo
  • Grau de alfabetização financeira em estudantes do ensino médio
  • Microcrédito e Inclusão Financeira: uma análise dos resultados que o microcrédito proporcionou aos tomadores de crédito da Maringá Crédito Solidário, no município de Maringá-PR
  • Microcrédito e suas inovações: grupos de aval solidário e agentes de crédito
  • Práticas organizativas e Antropologia do Direito: Contribuições da Angela Davis